Natal ecológico

Depois de um ano primeiro período cheio de atividades, chega o Natal!

Uma época cheia de emoções, da partilha dos presentes…

Nada melhor que umas sugestões ecológicas:

1. Se não tiver, compre uma árvore de Natal sintética e reutilize-a durante muitos anos. Se for sempre guardada e bem acondicionada na sua caixa, manter-se-á como nova.

2. Decore a sua árvore de forma ecológica: Recicle!
Por exemplo:

2.1. Faça pequenos recortes de revistas e velhos jornais, em forma de pequenas argolas, estrelas,

2.2. Recicle os seus pacotes de leite. Use-os para fazer formas de anjos e estrelas, com a parte prateada do lado visível.

3. Para a iluminação, use lâmpadas LED, porque têm consumos inferiores às lâmpadas incandescentes.

4. Se tiver lareira, evite as acendalhas. Use tiras de cascas de laranjas secas e de outros frutos. Além de poupar dinheiro e o ambiente, ainda proporciona um agradável cheiro frutado.

5. Prendas

5.1.Para os embrulhos das prendas de Natal, reutilize os papéis de embrulho de anos anteriores. Se não tiver, ou se não forem reutilizáveis, faça o seu próprio embrulho. Utilize papel reciclado, ou mesmo jornais, e faça desenhos. Pode estampar o papel com carimbos feitos de batata, em forma de estrelas, ou árvores de Natal.

5.2. Em Alternativa, pode sempre enviar postais de natal e-cards. Poupa em dinheiro e no papel, ajudando o meio ambiente.

6. No fim, tudo aquilo que não utilizar, juntamente com os resíduos dos seus trabalhos manuais, deverão ser colocados num ecoponto perto de si.

A chave é a imaginação!

Votos de um Bom Ano! Saudações ecológicas!

Prof. Coordenadora do Projeto Eco-escolas: Elisabete Santos


Esta entrada foi publicada em Água, Ambientes, Biodiversidade, Energia, Moodle, Resíduos, Sem categoria. ligação permanente.

Deixar uma resposta