Boas Férias!!

Finalmente chegaram as Férias!!!
Nesta reta final sentimos como as questões ambientais não devem ser descuradas no nosso dia a dia. As alterações climáticas fazem-se sentir cada vez mais, temos no mesmo mês as temperaturas máximas a variarem entre quase 50ºC e 19ºC. As consequências são dramáticas para as pessoas! Em especial para aquelas que perderam a vida ou que a arriscam para salvar outras…
Dá que pensar!! O que fizemos para isto acontecer?! O que podemos fazer para evitar que aconteça novamente?! Nunca se falou tanto da importância do ordenamento do território e da organização das nossas florestas! Muita gente recordou o conceito de planta autóctone, ou seja, de origem endémica ou tipicamente nacional. As nossas florestas originalmente eram compostas por carvalhos, azinheiras, sobreiros, salgueiros, oliveiras, pinheiros e tantas outras espécies. Havia ainda arbustos típicos como a aroeira, o medronheiro, o rosmaninho, ou o alecrim, entre outros. Hoje esta composição da floresta está muito diferente!! É preciso manter e planificar, sem esquecer a sobrevivência das populações… Tarefa bem mais complicada do que parece!
Está muito nas nossas mãos e nas mãos dos nossos jovens! É por isso que tudo o que fazemos com os nossos para os sensibilizar é muito importante para o futuro deles!
Muitos dos nossos alunos já estão sensibilizados de forma a terem uma atitude de preocupação e de proatividade perante a preservação do meio ambiente! Este é reflexo direto do trabalho desenvolvido neste últimos anos, com os nossos alunos!
As questões ambientais não podem, nem devem ser encaradas como tarefas que depois de feitas não nos preocupamos mais com elas, estas questões devem ser intrínsecas a todos em especial aos adultos que com o seu dinamismo e responsabilidade, devem aproveitar todas as oportunidades para se mostrarem agentes protetores do meio ambiente.
Os nossos continuaram a realizar vários trabalhos, usando materiais reciclados. As turmas do terceiro ciclo adotaram as árvores do jardim, como forma simbólica de adoção de todas as árvores.
Os alunos do segundo ciclo terminaram o ano a saber aproveitar e reciclar óleo usado. Fizeram velas verdes e muito perfumadas.
Os alunos do jardim de infância plantaram uma Árvore de Lima (Citrus aurantifolia), para que a possam ver crescer durante todo o seu percurso no Colégio. Foi uma emoção muito grande, todos queriam por terra, todos queriam regar, todos queriam cuidar… O mais engraçado foi que, quando me viam passar chamavam-me para dizer que a árvore estava a crescer bem!
Este é o espírito! Mesmo em férias não devemos esquecer a proteção do meio ambiente! Bom descanso!
Saudações ecológicas!

Prof. Coordenadora do Projeto Eco-Escolas: Elisabete Santos


Esta entrada foi publicada em Moodle, Notícias, Sem categoria. ligação permanente.

Deixar uma resposta